Plugagem temporária


Prezado Cliente, a Hibbard Inshore Brasil, possui agora um site dedicado ao Brasil e repleto de conteudo: favor visitar o site

www.segurancadebarragens.com e www.hi-brasil.com


Plugagem temporária

(esse artigo é também disponível no trabalho apresentado no SNGB)

A plugagem temporária de tuneis, galerias ou mais comumente condutos forçados de hidrelétricas, se executa principalmente quando:

  • não é conveniente ou possível esvaziar a estrutura, e:
  • quando, válvulas ou comportas, não fecham de forma segura.

Nesse artigo apresentamo um caso de sucesso que a Hibbard executou numa hidrelétrica em Porto Rico.

Problema: na hidrelétrica de Yauco II em Porto Rico, era necessário executar uma manutenção na válvula da turbina que não fechava mais de forma segura.

Nesse caso não era possível esvaziar o conduto por duas causas:

  1. a estrutura era muito antiga e o pessoal estava com receio que o esvaziamento poderia causar desplacamentos;
  2. a adutora tinha uma bifurcação que era utilizada para abastecimento de água de uma comunidade local.

Solução: foi planejado a plugagem temporária através de ROVdo conduto forçado através de um tampão a fim de executar a manutenção na válvula.

A fim de instalar o tampão, foi necessário:Inspecionar eventuais áreas de ferrugem e levantar, com absoluta precisão, as secções transversais do conduto forçado: para esse escopo, integramos no nosso ROV um sonar 3D;

Plugagem


Apos a fabricação do tampão para plugagem temporária e a integração ao ROV de uma interface especial para manobrar o tampão, executamos vários ensaios em ambientes controlados.


Em fim instalamos o tampão descendo ele através da chaminé de equilíbrio com um guidaste, quando o tampão ficou ao mesmo nível do ROV (que já estava abaixo da chaminé), o ROV enganchando o tampão e dirigiu-se até o ponto de instalação escolhido.

video 1

video 2